sábado, 16 de junho de 2012

Serven Cullis-Suzuki no ODEON dia 20/6 [ou] " A menina que calou o mundo por 5min " strikes again.

" A menina que calou o mundo por 5min " 

strikes again...




Lembra dessa guria aí?






_ _ _
Reportagem sobre a Suzuki na pag 4 desse caderno especial da Folha de SP:





_ _ _
Dia 20\06 as 16:30 ela vai participar de uma mesa de debate lá no ODEON.









sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vídeo "Plastic Bag" - A Incrível Saga de um Saco Plástico





O vídeo Plastic Bag de Futurestates, foi produzido por Noruz Films / Gigantic Pictures e Independent Television Service (ITVS), sob direção de Ramin Bahrani.
            Mostra o percurso de uma sacola plástica – a personagem principal do filme – que inicia sua história de vida no caixa de um supermercado, onde é utilizada pela primeira vez, nas compras feitas por uma cliente.
            Levada para a casa da moça, a sacola é reutilizada várias vezes, surgindo então, um vínculo de afeto da sacola com sua “dona” – uma mulher que tem consciência ecológica e atitude sensata em relação à reutilização, mas um certo dia a vida útil da sacola chega ao fim e ela é descartada, tornando-se parte do lixo.
            A partir daí nossa protagonista inicia uma longa viagem, passando pelo inóspito aterro sanitário, mas o destino reserva-lhe muitas surpresas. O sonho da sacola plástica é voltar para sua antiga dona e assim, enfrenta vários obstáculos que surgem pelo caminho.
            A trajetória é apresentada de forma poética, fazendo-nos refletir sobre a produção de lixo na atual sociedade de consumo, pela ótica da sacola plástica, um produto descartável e um problema que cresce a cada dia. Porém, a história nos serve como um alerta, porque não podemos simplesmente culpá-la por existir neste mundo: ela é um produto utilitário da própria invenção humana rumo ao progresso.
            Suas lembranças são reminiscências de um passado distante e à medida que o tempo passa, sentimentos como solidão, abandono, medo, alienação e esquecimento são experimentados. Levada pelo vento e pelo tempo, imersa em pensamentos, a sacola plástica viaja por terras longínquas até surgir a esperança de um renascimento. É possível encontrar similaridades com a vida do homem, pois a história torna-se uma metáfora da condição humana neste milênio.
            O filme é encantador e as imagens falam por si mesmas. Somente um olhar atento e sensível nos leva a pensar. Isso auxilia na formação de opinião, promove mudança de atitude e faz a diferença no planeta.
            Veja o vídeo, pense e tire suas próprias conclusões. Boa apreciação!

from; http://mariza.arteblog.com.br/271997/PLASTIC-BAG-MEMORIAS-DE-UMA-SACOLA-PLASTICA-02-de-abril-de-2010/?precyear=1&month=11&year=2011



- - -


Esse é outro...


A Majestosa Sacola de Plástico - The Majestic Plastic Bag (Legendado Pt BR)  
http://youtu.be/5cy2J81s6ME

---



Narrado pelo vencedor do Oscar, Jeremy Irons, este vídeo documentário martela a dura realidade da situação Californiana quanto à poluição das sacolas plásticas.
Saiba mais em http://healthebay.org
O poder é de vocês!


Este vídeo é apenas uma tradução feita pela equipe do Blog OCapitaoPlaneta. Não temos nenhuma intenção de violar direitos autorais e sermos processados em grandes quantias.

Veja o vídeo original em: http://www.youtube.com/user/HealtheBay

We do not own this material, we've only subtitled it. All rights belong to Story of Heal the Bay (http://www.youtube.com/user/HealtheBay), please visit their channel for more information. No copyright infringements intended.


Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG

http://www.educacaoambiental.furg.br/

Programa de Pós - Graduação em Educação Ambiental


O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental tem por objetivo a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões. Assim, visa à formação de recursos humanos em Educação Ambiental para todas as áreas do conhecimento. No contexto atual, praticamente todas as áreas de conhecimento desenvolvidas pela FURG possuem vínculos com a Educação Ambiental, como já o dissemos acima. O Programa resulta da criação do curso de  mestrado, em 1994 e do curso de doutorado, em 2006.

A proposta do Programa está assentada numa perspectiva interdisciplinar e conta com a integração de docentes vinculados aos diferentes cursos ou unidades de curso que compõem a nova estrutura organizacional da instituição. Costuma acontecer que professores que atuam em diferentes cursos em nível de graduação acabam realizando, como conseqüência, uma aproximação e um incentivo mais agudo aos discentes de diferentes áreas do conhecimento que, em decorrência, passam a se envolver e a demonstrar interesse pela área, resultando, paralelamente, na participação direta e indireta em atividades desenvolvidas e nos eventos promovidos e, posteriormente, na procura pelo Programa de Educação Ambiental (mestrado e doutorado) como opção de qualificação em nível de Pós-Graduação. Esse movimento de sensibilização tem se constituído numa tendência positiva em relação ao nosso Programa de Pós-Graduação.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Expo 10 Espécies Ameaçadas


Rio + 20 - Agenda Total


 


As primeiras informações sobre os eventos que acontecerão até o fim da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 – estão agora disponíveis no endereço www.agendatotal.org

A ferramenta agendatotal.org foi criada para, sob o princípio de cooperação e responsabilidade, ser usada pelos participantes dos eventos. Por meio de login e senha, é possível atualizar informações, fazer upload de imagens em alta resolução, vídeos e documentos, bem como a utilização para transmissão à distância de palestras, debates e workshops que acontecerão no entorno da Rio+20.
O portal tem parte de seu conteúdo fechado e compreende a publicação e compartilhamento de informações e conhecimentos pelos grupos que vão interagir e dialogar sobre a sustentabilidade durante a Rio+20. Permite também que possam determinar quais publicações de seu conteúdo sejam de livre acesso ao público.
Já no site aberto podem ser buscados textos, vídeos e imagens, assim como as agendas com todos os eventos.
Plataforma inédita de conversação, comunicação, partilha de conteúdo e conhecimento, foi desenvolvida com o suporte do Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) com o objetivo de atender à Conferência Rio+20.
A primeira carga de informações no site foi feita de forma automática, direto na base de dados, e foram recebidos mais de 2.000 eventos, entre públicos e fechados. No entanto, a partir de agora os editores de cada evento deverão assumi-los, atualizando em tempo real e utilizando a agendatotal.org como centro de documentação. O site crescerá dia a dia com a autonomia de publicação de seus usuários. Ao longo das próximas horas o site ganhará novos filtros de buscas, bem como receberá novas cargas de informações.
agendatotal.org foi escolhida como fonte para a programação dos totens espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. A segunda etapa a que o projeto se propõe é, além da publicação dos eventos, a utilização pelos mais variados atores sociais para suporte de seus conteúdos e divulgação.
A imprensa e outros atores sociais que tiverem interesse em acessar a área de intranet devem enviar um email para janaina@agendatotal.org
_______________________________
O original desta postagem está em www.onu.org.br/rio20/agendatotal

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dossiê - Restinga de Jurubatiba - RJ




NOME DA UNIDADE:
Parna da Restinga de Jurubatiba

BIOMA: Marinho Costeiro

ÁREA: 14.860, 0000 hectares

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Dec s/nº de 29 de abril de 1998

COORDENAÇÃO REGIONAL / VINCULAÇÃO: CR8 -Rio de Janeiro

ENDEREÇO / CIDADE / UF / CEP: Rodovia Amaral Peixoto, nº 5000, km 172 - Centro, Macaé/RJ, CEP: 27.910-970

TELEFONES: (22) 2759-4005/ 2765-6024/ 9981-8280

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2260-parna-da-restinga-de-jurubatiba.html 
======================== 




Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
[ Plano de Manejo ]

Feito pelo pessoal da Bio UFRJ ! =)


http://youtu.be/hz_MsHQLWqA ( por Imago UFRJ )
========================



Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é aberto à visitação [ Vídeo ]
08/03/2012 08:38 - Rede Bobo

Quatorze anos após a criação, finalmente o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba foi aberto à visitação. A reserva fica no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, na área de três municípios. Sérgio Besserman Vianna fala sobre o assunto.

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/v/parque-nacional-da-restinga-de-jurubatiba-e-aberto-a-visitacao/1846772/
========================


Populações Tradicionais & Áreas de Preservação
 

Artigo muito bom.

Começa falando sobre as diferentes definições de "Natureza" ao longo da história e como isso vai mudando de acordo com o contexto de cada época.

Também fala sobre Gestão Participativa em áreas de preservação ambiental tendo como estudo de caso Jurubatiba.

http://www.psicologia.ufrj.br/pos_eicos/pos_eicos/arqanexos/arqteses/marcelafarjalla.pdf
[ou]
https://www.dropbox.com/s/b0hr5l7wtu08yd1/MUITO%20BOM%20-%20Jurubatiba%20-%20participa%C3%A7%C3%A3o%20social%20e%20cia.pdf

Capítulo 1 – Natureza e sociedade  06
1.1. As diferentes concepções de natureza 06
1.2. O domínio da natureza (a natureza como matéria prima) 08
1.3. Dos primeiros movimentos de preservação ambiental - o surgimento das áreas naturais protegidas – à crise contemporânea 09
1.4. O Movimento Ambientalista 11
1.5. O Ambientalismo Brasileiro 14

Capítulo 2 – UCs  19
2.1. A criação de UCs 19
2.2. O modelo de UCs do Brasil 22
2.3. Problematizando o modelo de conservação da natureza - Parques Nacionais 24
2.4. Conflitos na conservação da biodiversidade 26

Capítulo 3 – O Estado brasileiro e a gestão do Meio Ambiente  30
3.1. A institucionalização da questão ambiental no Brasil 30
3.2. Estado, políticas públicas e meio ambiente no Brasil 33
3.3. Gestão das UCs 34
3.4. Limites na gestão dos Parques Nacionais Brasileiros 38
3.5. A proposta de gestão participativa em UCs 40

Capítulo 4 – Participação e Gestão Participativa  43
4.1. Participação 43
4.2. Gestão Participativa em UCs – Conselhos Gestores 45

Capítulo 5 – O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba  50
5.1. Contexto Geral 50
5.2. Histórico do Conselho Consultivo do PARNA Restinga de Jurubatiba 52

========================


O Fado de Quissamã [ Vídeo ]

http://www.videolog.tv/video.php?id=545836


========================



http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/2593-parque-nacional-da-restinga-de-jurubatiba.html

PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba fica situado jurubatibano norte do estado do Rio de Janeiro, englobando área de Macaé, Carapebus e Quissamã. Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico.
O Parque é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade.
A área onde hoje se situa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba era habitada pelos índios Goytacazes, povo que tinha tradição guerreira. O Parque resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos – Macaé, que levou quase 30 anos para ser construído por mão-de-obra escrava, com 104 km de extensão.
Jurubatiba é um dos três parques nacionais brasileiros onde é possível observar a coexistência da preservação do ambiente com o desenvolvimento sustentável de uma população de pescadores tradicionais que já pescavam na área mesmo antes de sua criação. Através de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e o Instituto Chico Mendes, vinte e cinco famílias de pescadores conseguiram autorização para continuar pescando na lagoa de Carapebus, uma das mais ricas em peixes de toda a região.
O Parque também é uma das Unidades de Conservação com maior número de pesquisas científicas em desenvolvimento.

COMO CHEGAR
O acesso é feito através da BR-101, Rio de Janeiro sentido Macaé, percorrendo-se 200 km (de Macaé até a unidade são mais ou menos 20 km); ou de Campos sentido Quissamã, percorrendo-se 60 km (de Quissamã até a unidade são mais ou menos 10 km) ou ainda através de vôos que partem de várias cidades do país.

ONDE FICA
Macaé dispõe de uma vasta rede hoteleira bem preparada para receber visitantes ecom excelentes restaurantes, já Quissamã e Carapebus oferecem serviços em pousadas que são simples, porém aconchegantes e com ambiente familiar.
Principais atrativos:
O visitante tem a opção de realizar 4 (quatro) passeios turísticos em Jurubatiba:
1.Caminhar pelas diversas trilhas existentes na Unidade;
2.Realizar um passeio de bugre, ou outro carro tracionado, entre o balneário de João Francisco (Quissamã) e a lagoa Preta, com opção de banho na lagoa preta;
3.Realizar um passeio de barco entre as lagoas de Carapebus e Paulista, passando por uma porção ainda preservada do canal Campos-Macaé; e
4.Passear de caiaque por diversas lagoas do Parque Nacional.
O visitante ainda pode contar, em todos estes passeios, com a opção de contratar um guia de visitantes devidamente treinado.

CONDIÇÕES DE VISITAÇÃO
O visitante que quiser visitar o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba pode obter maiores informações através dos telefones abaixo, sendo que a sede do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba localiza-se em Macaé, à Rodovia Amaral Peixoto, km 182, nº 5000, no bairro Barreto.
O Parque conta ainda com um centro de visitantes, construído e mantido em parceria com a Prefeitura Municipal de Quissamã, na Praia de João Francisco onde o visitante pode conhecer um pouco da história do parque e de seus atrativos.

Telefone: Em Macaé (22) 2765-6024 / Quissamã (22) 2492-2252/ 2253
E-mail: parnajurubatiba@icmbio.gov.br
Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

========================




Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Adilson dos Santos (DIVULGAÇÃO/CECOM-PMQ)
Vista aérea da restinga, em Barra do Furado, Quissamã

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ
3/8/2007 · 96 · 16
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é um paraíso que pouquíssma gente conhece. Até os próprios fluminenses não sabem que há um lugar como este no estado do Rio. Criado no dia 28 de abril de 1998, a reserva tem o objetivo de proteger um verdadeiro tesouro que é a área de restinga mais bem preservada do litoral brasileiro.

A região está na mira de pesquisadores e biólogos do mundo todo, pois abriga uma flora e fauna rica com muitas espécies que só existem ali. Jurubatiba tem moradores ilustres como jacarés do papo amarelo, cachorros do mato, tamanduás e uma infinidade de plantas, aves migratórias e peixes.

Acredita-se que a preservação da reserva se deu pela falta de acesso, pelo mar bravio e turvo (bem diferente da vizinha Região dos Lagos) e pelo desinteresse do governo em relação à Região Norte-Fluminense. Jurubatiba ocupa parte dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, sendo que este último detém 65% da extensão do parque.

A reserva tem 14.860 hectares de restinga, com 44 quilômetros de costa e abriga ainda lagoas costeiras e o Canal Campos-Macaé aberto no século XIX para facilitar o escoamento do açúcar produzido na região.
onde fica
Quissamã fica na Região Norte-Fluminense do estado do Rio. A cidade tem acesso pela RJ 196 e RJ 178 ambas ligadas à BR 101.
por que ir
Porque é um lugar lindo com uma natureza bem peculiar, fora que Quissamã tem um roteiro histórico fantástico
quando ir
Em qualquer época do ano
quem vai
Biólogos, pesquisadores e amantes da natureza
quanto custa
A prefeitura organiza muitos passeios. Consulte o site para saber mais.
website
========================




Parque Nacional Restinga de Jurubatiba - RJ
Dados cartográficos ©2012 - Termos de Uso

O Parque Nacional Restinga de Jurubatiba é refúgio para animais. Localiza-se numa área de transição ecológica entre as cidades de Macaé e Quissamã, Noroeste do estado do Rio de Janeiro, a 200 quilômetros da capital. É a última faixa contínua de restinga no estado. 

O Parque possui 18 lagoas costeiras (de água doce e salgada), que são fonte de matéria orgânica para os oceanos. Uma de suas atrações é o canal artificial de 100 km entre Macaé e Campos, considerado o segundo maior do mundo em comprimento. O Parque possui alojamento para pesquisadores e laboratórios. Para visitá-lo é preciso contatar os organismos públicos responsáveis por sua administração. 

Área de Extensão: 14.838 hectares.

========================












Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
Cria o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no Estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 5º da Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, e no Decreto nº 84.017, de 21 de setembro de 1979,
DECRETA:
Art 1º Fica criado o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no Estado do Rio de Janeiro, abrangendo terra dos Municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, com o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas ali existentes e possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica e de programas de educação ambiental.
Art. 2º O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba está localizado em região litorânea, na porção norte do Estado do Rio de Janeiro, com área total aproximada de quatorze mil, e oitocentos e sessenta hectares, apresentando as seguintes coordenadas aproximadas, tomadas pelo método absoluto (GPS), descritas com base nas cartas topográficas Lagoa Feia - folha SF-24-M-II-1, MIR 2719/1; Cabiúnas - folha SF-24-M-I-4, MIR 2718/4 e Carapebus - folha SF-24-M-I-2, MIR 2718/2, escala 1:50.000, editadas pelo IBGE em 1968: a área se inicia no ponto de coordenadas UTM 263.072 m E e 7.547.476 m N, localizado na praia de Ubatuba, em Quissamã (P01), daí, segue pela linha de praia, no sentido sul, até o ponto com coordenadas UTM 250.229 m E e 7.543.674 m N, na margem da lagoa do Visgueiro (P02); daí, segue pela margem da referida lagoa até o ponto com coordenadas UTM 250.821 m E e 7.544.682 m N (P03), daí, segue no sentido oeste, em linha reta, até o ponto com coordenadas UTM 250.804 m E e 7.545.124 m N (P04); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 249.159 m E e 7.544.611 m N, na estrada do Visgueiro (P05); daí, segue pela antiga Estrada do Visgueiro até o ponto com coordenadas UTM 249.088 m E e 7.544.257 m N (P06); daí, segue pelo caminho que margeia a lagoa do Robalo até o ponto com coordenadas UTM 249.353 m E e 7.544.302 m N (P07); daí, segue pela estrada do Visgueiro até a margem da lagoa do Robalo, no ponto com coordenadas UTM 249.557 m E e 7.544.196 m N (P08); daí, segue pela margem da referida lagoa até o ponto com coordenadas UTM 249.964 m E e 7.543 594 m N, na praia do Visgueiro (P09); daí, segue pela praia, no sentido sul, até o ponto com coordenadas UTM 245.356 m E e 7.542.064 m N, na lagoa de Piripiri (P10); daí, segue pela margem da referida lagoa, com aterro, até o ponto com coordenadas UTM 245.170 m E e 7.542.789 m N (P11); daí, segue em linha reta, margeando o balneário de João Francisco, até o ponto com coordenadas UTM 244.896 m E e 7.542.807 m N (P12); daí, segue em linha reta até a intersecção da estrada asfaltada que dá acesso à praia de João Francisco com os loteamentos Remanso e Terramares, em ponto com coordenadas UTM 243.994 m E e 7.542.816 m N (P13); daí, segue em sentido sul, pela via que divide esses dois loteamentos, até o ponto à margem da lagoa da Garça com coordenadas UTM 243.738 m E e 7.542.029 m N (P14); daí, segue pelo caminho que margeia a lagoa até a praia, no ponto com coordenadas UTM 244.153 m E e 7.541.719 m N (P15); daí, segue pela linha de praia no sentido sul até o ponto com coordenadas UTM 234.408 m E e 7.537.430 m N (P16); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 234.071 m E e 7.538.138 m N (P17); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 232.833 m E e 7.537.695 m N, na margem da lagoa de Carapebus (P18); daí, segue pela margem desta lagoa até a sua barra, no ponto com coordenadas UTM 232.710 m E e 7.536.705 m N (P19); daí, segue pela linha de praia até o ponto com coordenadas UTM 231.613 m E e 7.536.157 m N, ainda na margem da lagoa de Carapebus (P20); daí, segue pela margem da referida lagoa até o ponto com coordenadas UTM 231.737 m E e 7.536.891 m N (P21); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 231.578 m E e 7.536.970 m N (P22); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 230.958 m E e 7.536.988 m N (P23); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 230.888 m E e 7.536.652 m N (P24); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 230.552 m E e 7.536.484 m N (P25); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 230.481 m E e 7.536.157 m N (P26); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 230.684 m E e 7.535.679 m N (P27); daí, segue pela linha de praia até o ponto com coordenadas UTM 222.274 m E e 7.531.027 m N, no Município de Macaé, na praia do Lagomar, ponto de intersecção entre a praia e a faixa de servidão do Gasoduto Enchova-Cabiúnas da Petrobrás (P28); daí, segue no sentido oeste, pela margem leste da referida faixa até a sua intersecção com a via que dá acesso à unidade de emergência de captação de água de Torguá/Cabiúnas, no ponto com coordenadas UTM 221.027 m E e 7.532.318 m N (P29); daí, segue por esta via até a referida unidade de captação, à margem da lagoa de Cabiúnas, no ponto com coordenadas UTM 221.991 m E e 7.533.194 m N (P30); daí, segue pela margem da referida lagoa até o ponto de desembocadura do córrego Cabiúnas na mesma lagoa, com coordenadas UTM 222.000 m E e 7.533.468 m N (P31); daí, segue pelo referido córrego até o ponto de intersecção deste com a ferrovia da RFFSA, com coordenadas UTM 222.619 m E e 7.534.238 m N (P32); daí, segue pela referida linha férrea até o ponto com coordenadas UTM 223.432 m E e 7.535.051 m N (P33); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 224.069 m E e 7.534.441 m N (P34), até encontrar o canal Macaé/Campos; daí, segue por este canal até a intersecção deste com a via municipal de acesso à lagoa Comprida, em ponto com coordenadas UTM 224.821 m E e 7.535.237 m N (P35); daí, segue por esta via em direção a praia até o ponto com coordenadas UTM 225.254 m E e 7.534.742 m N (P36);daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 226.015 m E e 7.534.888 m N (P37); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 225.274 m E e 7.535.971 m N (P38); daí, segue em linha reta até encontrar uma via sem denominação que dá acesso à praia, no ponto com coordenadas UTM 225.595 m E e 7.536.303 m N (P39); daí, segue por esta via até sua intersecção com a ferrovia, em ponto com coordenadas UTM 225.252 m E e 7.536.689 m N (P40); daí, segue pela ferrovia até o ponto com coordenadas UTM 226.214 m E e 7.537.928 m N (P41), no limite da fazenda Retiro; daí, segue por uma linha reta, acompanhando o limite desta fazenda até o ponto de intersecção deste ponto com o canal Macaé/Campos, com coordenadas UTM 227.065 m E e 7.536.844 m N (P42); daí, segue por este canal até o ponto à margem da lagoa de Carapebus, na confluência do referido canal com a lagoa, com coordenadas UTM 230.503 m E e 7.538.889 m N (P43); daí, segue em linha reta até a margem oposta, no ponto onde o córrego Maracujá desemboca na lagoa de Carapebus, com coordenadas UTM 230.956 m E e 7.539.962 m N (P44); daí, segue pelo referido córrego até o ponto com coordenadas UTM 232.869 m E e 7.540.868 m N (P45); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 232.913 m E e 7.540.592 m N (P46); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 233.432 m E e 7.540.791 m N (P47); daí, segue em linha reta até o córrego Maracujá com coordenadas UTM 233.455 m E e 7.541.133 m N (P48); daí, segue por esse córrego até o ponto com coordenadas UTM 233.941 m E e 7.541.443 m N (P49); daí, segue em linha reta até o córrego Joaquim Bento no ponto com coordenadas UTM 234.040 m E e 7.542.051 m N (P50); daí, segue por este córrego até a sua intersecção com a lagoa do Paulista e o canal de Macaé/Campos, no ponto com coordenadas UTM 236.782 m E e 7.542.689 m N (P51); daí, segue pelo canal Macaé/Campos até o ponto com coordenadas UTM 237.211 m E e 7.542.948 m N (P52); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 236.812 m E e 7.544.687 m N (P53); daí, segue em linha reta o canal Macaé/Campos, no ponto com coordenadas UTM 237.321 m E e 7.544.687 m N (P54); daí, segue pelo referido canal até o ponto de intersecção deste com o córrego da Cacimba, coordenadas UTM 237.291 m E e 7.545.287 m N (P55); daí, segue pelo referido córrego até a intersecção deste com a via que liga a estrada do telégrafo ao desativado loteamento Terramares, no ponto com coordenadas UTM 240.129 m E e 7.546.296 m N (P56); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 240.309 m E e 7.544.008 m N (P57); daí, segue até o ponto com coordenadas UTM 240.099 m E e 7.543.938 m N (P58); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 240.219 m E e 7.543.638 m N (P59); daí, segue pela via que liga a estrada de Telégrafo ao loteamento Terramares até a sua intersecção com a via perimetral do referido loteamento, no ponto com coordenadas UTM 240.399 m E e 7.543.698 m N (P60); daí, segue pela referida via até o seu final, no ponto com coordenadas UTM 244.585 m E e 7.545.137 m N (P61); daí, segue em linha reta até o ponto localizado numa trilha carroçável que liga a estrada do Visgueiro às proximidades da lagoa de Maria Menina, com coordenadas UTM 245.365 m E e 7.544.647 m N (P62); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 248.152 m E e 7.545.676 m N, na estrada do Visgueiro (P63); daí, segue em linha reta até a estrada da Capororoca, no ponto com coordenadas UTM 249.172 m E e 7.545.626 m N (P64); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 249.182 m E e 7.545.626 m N (P65); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 250.361 m E e 7.547.165 m N (P66); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 250.011 m E e 7.548.834 m N, localizado na estrada da Capororoca (P67); daí, segue pela referida estrada até o ponto com coordenadas UTM 255.868 m E e 7.549.988 m N (P68); daí segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 256.718 m E e 7.548.939 m (P69); daí, segue em linha reta até o ponto com coordenadas UTM 262.819 m E e 7.548.939 m N (P70); daí, segue em linha reta até o ponto P01, onde se iniciou esta descrição, fechando assim o perímetro.
Art. 3º O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba será administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, que adotará as medidas necessárias a sua efetiva implantação.
Art. 4º O Ministério da Fazenda, por intermédio da Secretaria de Patrimônio da União, providenciará a cessão de uso ao IBAMA da área de domínio da União, para fins de implantação do referido Parque.
Art. 5º As terras e as benfeitoras localizadas dentro dos limites descritos no art. 2º deste Decreto, ressalvado o disposto no artigo anterior, ficam declaradas de utilidade pública, para fins de desapropriação, nos termos do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, alterado pela Lei nº 2.786, de 21 de maio de 1956, e Decreto-Lei nº 1.075, de 22 de janeiro de 1970.
Art. 6º Fica estabelecido o prazo máximo de cinco anos, a partir da data de publicação deste Decreto, para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Art. 7º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 29 de abril de 1998; 177º da Independência e 110º da República.
FERNANDO HENRIQUE CARDOSOGustavo Krause

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE 

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS
IBAMA

PORTARIA  Nº 97, DE 06 DE AGOSTO DE 2002

O  PRESIDENTE  DO  INSTITUTO  BRASILEIRO  DO MEIO  AMBIENTE E  DOS  RECURSOS  NATURAIS RENOVÁVEIS  - IBAMA,  nomeado por  Decreto de  13 de  maio de  2002,  publicado  no  Diário  Oficial  da  União  do dia subseqüente, no uso das atribuições que Ihe conferem o art. 2°, inciso V e o art. 24 da Estrutura Regimental, anexa ao Decreto n° 3.833, de 5 de junho de 2001, publicado no Diário Oficial da União do dia subseqüente; considerando o disposto no art. 29 da Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000 e o que consta no processo 02001.003449/2002-15.R E S 0 L V E:

Art.  1°  - Criar  o Conselho  Consultivo  do  Parque  Nacional  da  Restinga  de  Jurubatiba  (PARNA  Restinga  de Jurubatiba),  órgão  integrante  da estrutura  do  PARNA  Restinga  de  Jurubatiba,  com  a  finalidade  de  contribuir  para  com  o planejamento de suas ações, conforme disposições a serem estabelecidas em Regimento Interno.
Art. 2° - 0 Conselho Consultivo do PARNA Restinga de Jurubatiba tem a seguinte composição:
I - Gerente do Parque Nacional Restinga de Jurubatiba;
II - um representante das Unidades de Conservação Federais, no Estado do Rio de Janeiro;
III - um representante do Museu Nacional do Rio de Janeiro - UFRJ;
IV - um representante da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMADS;
V - um representante da Prefeitura Municipal de Macaé - RJ;
VI - um representante da Prefeitura Municipal de Carepebus - RJ;
VII - um representante da Prefeitura Municipal de Quissama - RJ;
VIII - um representante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro;
IX- um representante da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - TURISRIO;
X - um representante do Ministério Publico Federal;
XI - um representante do Consorcio Intermunicipal de Gestão Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios 
Macaé e Macabu, da Lagoa Feia e Zona Costeira - MRA-5;
XII - um representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ;
XIII - um representante do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JABOR;
XIV - um representante dos Amigos do Parque de Jurubatiba;
XV - um representante da Plenária de Organizações Não Governamentais da Macro Região Ambiental - 5 (MRA 
- 5);
XVI - um representante da Associação de Moradores Do Lagomar, município de Macaé/RJ;
XVII - um representante da Associação de Pescadores de Carepebus/RJ;
XVIII - um representante da Petrobrás;
XIX - um representante do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense -SINDIPETRO/NF,
Parágrafo único - 0 Conselho Consultivo será presidido pelo(a) Chefe do PARNA Restinga de Jurubatiba.

Art.  3°  - As  atribuições  dos  membros,  a  organização  e  o  funcionamento  do Conselho Consultivo do  PARNA 
Restinga de Jurubatiba serão fixados em regimento interno a ser aprovado em reunião.

Art. 4° - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

RÔMULO JOSE FERNANDES BARRETO MELLO
Presidente do IBAMA



Pré Rio +20 : Audiência Pública MPF - Postura do Governo Brasileira no Rio+20


22/05/12 - Audiência pública debaterá propostas do governo federal que serão apresentadas na Rio+20

O Ministério Público Federal (MPF) realiza na terça-feira (29/5), às 14h30, audiência pública O Outro lado do Rio - Reflexões sobre a proposta brasileira para a Rio+20 com o objetivo de apresentar visão crítica das propostas brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho na cidade. Serão convidados membros do Ministério Público, representantes da sociedade civil e do meio acadêmico para realizar exposições sobre o tema.

Confira aqui o Edital e o cartaz de divulgação

A audiência pública será das 14h30 às 18h30, no Solar da Imperatriz. Rua Pacheco Leão, 2040, Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Não é necessário fazer inscrição.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9460/9488
http://twitter.com/MPF_PRRJ



===============================================

Audiência pública vai debater propostas do governo para a Rio+20

O Ministério Público Federal realiza na próxima terça-feira, 29 de maio, às 14h30, audiência pública “O outro lado do Rio — Reflexões sobre a proposta brasileira  para a Rio+20” com o objetivo de apresentar visão crítica das propostas brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável — Rio+20, que ocorre entre os dias 13 e 22 de junho na cidade.

Serão convidados integrantes do Ministério Público, representantes da sociedade civil e do meio acadêmico para realizar exposições sobre o tema. A audiência será das 14h30 às 18h30, no Solar da Imperatriz. Rua Pacheco Leão, 2040, Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Não é necessário fazer inscrição.

Pré Rio + 20 - Oceanos em Pauta (?)



RIO - Na bandeira do município do Rio, confeccionada em 1908, o desenho de dois golfinhos fazem referência à intensa vida marinha da cidade e contrasta com o cenário atual das praias e da Baía de Guanabara. Atualmente, quando esses ilustres visitantes nadam pelo nosso litoral, são recebidos com fascinação e encantamento pelos banhistas. A ausência deles não é somente a prova do impacto da poluição nos mares, mas também um dos temas discutidos nesta segunda-feira no segundo debate da série Encontros O GLOBO Rio+20.

O evento será realizado às 19h na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e é aberto aos leitores do GLOBO. O encontro, mediado pela editora de Ciência e Saúde , Ana Lúcia Azevedo, abordará a forma como a sujeira interfere na preservação de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso das toninhas — espécie de golfinho mais ameaçada do Brasil.

— O lixo jogado nas praias e o esgoto lançado em rios criaram verdadeiras zonas mortas nos oceanos — alerta Ana Lúcia.

Os leitores podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (21) 2568-8105. A Casa de Cultura Laura Alvim fica na na Avenida Vieira Souto 176, em Ipanema. O local tem capacidade para 200 pessoas.

==============================================



Em debate, o efeito da poluição nas espécies

Encontros O Globo debate a preservação das espécies e a poluição

Debate levantará questões sobre como a poluição interfere na preservação e sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção



O jornal O Globo promove o segundo debate da série Encontros O Globo – Rio+20. Essa edição levantará questões sobre como a poluição interfere na preservação e sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção, tema em linha com a campanha liderada pelo Globo em prol dos golfinhos Toninha, a mais ameaçada no Brasil. Dentro desse contexto, a responsabilidade da população em relação à poluição, ao lixo e ao tratamento de resíduos também será considerada.

Mediado pela editora de Ciência e Saúde do jornal Ana Lúcia Azevedo, os convidados para o debate são: Leandra Gonçalves, bióloga coordenadora do Programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica; Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente; Guilherme Dutra, diretor do Programa Marinho da Conservação Internacional (CI-Brasil); e Clovis B. Castro, coordenador do Coral Vivo Museu Nacional/UFRJ. A segunda edição do Encontros O Globo – Rio+20 acontece no próximo dia 11, às 19h, na Casa de Cultura Laura Alvim em Ipanema.        



 Serviço:

 Evento: Encontros O Globo — Rio+20

Tema da segunda edição: Preservação das espécies X Poluição

Local: Casa de Cultura Laura Alvim

Endereço: Avenida Vieira Souto, 176 - Ipanema

Dia: 11 de junho

Horário: 19h

sexta-feira, 1 de junho de 2012

RIO+20 no Parque Lage



ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE
RIO+20: ACONTECE NA EAV
ImaginaRio e iÓrbita
Coordenador: Lucas Weglinski
Durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, organizada pela ONU, a EAV abriga a ImaginaRio, uma ocupação da cidade do Rio de Janeiro de Cultura e Educação, interligada ao Meio Ambiente. A EAV receberá uma programação que se divide em palestras, debates, filmes, oficinas de pintura corporal e vivência indígena, numa série de encontros com indígenas de várias regiões do Brasil.
Debates e palestras
Relatos Canibais
13, 14, 15 e 16 de junho, 18h | Salão Nobre e Auditório Francisco Carlos. Com Célia Maracajá, Mafalda Pequenino, Cláudio Tamella, Bete Coelho.
O dramaturgo amazonense que tem mais de quarenta peças escritas e foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro-SP de melhor autor, promove o encontro composto de palestras, debates-experimentações e exibição de filmes. Durante 4 dias, traça um perfil histórico de nossas raízes Tupinambás e analisa o papel da mulher, o sentido da guerra, e a subjetividade indígena lida pelo artista branco no teatro, cinema, ópera e literatura.
Oficinas
E-Vento
2 e 3 de junho, 9h | Platô (atrás do Casarão)
Rico Lins, Julieta Sobral, Guto Lins, Marcelo Jácome, Bebel Franco e outros.
Oficina criativa coletiva de sensibilização sobre as questões discutidas na Rio +20: meio-ambiente, sustentabilidade, inovação e inclusão, voltado para adolescentes e adultos.
VAGAS LIMITADAS. Inscrições pelo endereço curto@curtocircuitoproducoes.com.br.
Oficinas de Pintura Corporal Thini-á Fulni-Ô
17 de junho, 11h | Lateral do Casarão (externa)
Thini-á, que em Yathê significa "estrela", nasceu em 1970 nos domínios das terras dos Fulni-ô, às margens do Rio Ipanema, um afluente do Rio São Francisco, no Estado de Pernambuco. As Oficinas de Pintura Corporal são para crianças de todas as idades.
Vivência Indígena Fulni-ô
21 de junho, 18h | Bosque Parque Lage
A Vivência Indígena para adultos será uma oportunidade incrível para transmissão do conhecimento e sabedoria ancestrais indígenas, além de um pouco da história dessa etnia em particular, os Fulni-Ô, conhecidos como o povo veterinário das florestas.
CINE LAGE
Exibição mensal de filmes e vídeos programados por curadores convidados.
Programação: vídeo nas aldeias RIO+20
22 de junho, 19h | Pátio da Piscina, 19h
Curadoria: Lucas Weglinski e Julia Bernstein
Apresentação de filmes seguidos de conversas com os realizadores indígenas responsáveis pela programação, dentro do coletivo de redes Vídeo nas Aldeias, que engloba a produção audiovisual de mais de 130 aldeias de todas as regiões do Brasil.
Bicicletas de Nhanderu - 2011
Imbé Gikegü, cheiro de pequi - 2006
AULA ABERTA - APROFUNDAMENTO
Arapucas Semânticas: Os akd-micos, os pole-micos e os ende-micos
4 de junho, 19h | Salão Nobre
Wagner Barja
O artista plástico Wagner Barja apresenta, como palestrante convidado do Programa Aprofundamento da EAV Parque Lage, coordenado por Anna Bella Geiger, uma mostra de registros em vídeo de intervenções "ARAPUCAS SEMÂNTICAS".
CONCERTO
ABSTRAI Ensemble
15 de junho, 19h | Salão Nobre
Conhecido por conjugar instrumentos tradicionais, novas tecnologias e elementos eletrônicos, o grupo se destaca na renovação da música de concerto contemporânea.
O principal objetivo do ABSTRAI Ensemble é estimular a produção, a execução e a circulação de novas obras musicais nacionais e estrangeiras no Brasil além de contribuir para a ampliação do público de música de concerto.
PERFORMANCE
Sem título
17 de junho, 12h | Pátio da Piscina
Cristina Pape
A performance "Sem Título", de Cristina Pape, faz parte da finalização de seu livro de poesias. Durante a performance, o público a ajudará na reorganização das páginas em uma nova ordem e, do caos, surgem novas poesias.
PALESTRA
DESMAPAS: performances, jogos e estratégias de encontro
20 de junho, 19h | Salão Nobre
O coletivo DESMAPAS nasceu em 2007 com o encontro de quatro artistas vindos de diferentes campos artísticos: artes plásticas, teatro, música e arte-terapia, que se reuniram movidos pelo interesse em comum de pesquisar as relações lúdicas com o corpo. Neste ano, o coletivo realiza o projeto "Entre-Corpo" que consiste em uma série de intervenções urbanas em diferentes pontos do estado do Rio de Janeiro.
Esta palestra acontece em meio à maratona de apresentações nas ruas do Rio e outras cidades do Estado e seu objetivo é a reflexão sobre o trabalho do grupo e sobre os caminhos da arte.
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
Estética da Gambiarra
até 1 de julho | Cavalariças
Cao Guimarães
Curadoria: Felipe Scovino
Composta por fotografias e vídeos, a mostra é regida por uma economia de símbolos e de gestos. As "gambiarras poéticas" de Cao Guimarães revelam um universo de improvisações que se cristalizam como forma de captar as contradições e oportunidades do mundo.
Instâncias do Desenho
Até 10 de junho | Galerias 1, 2 e Galeria EAV
Coletiva de artistas do Atelier Subterrânea: Adauany Zimovski, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortea, Lilian Maus e Túlio Pinto. Sediado em Porto Alegre, o Atelier Subterrânea é um laboratório de criação e de produção de exposições, reconhecido por promover a obra de artistas no país e no exterior.
CURSOS GRATUITOS
Inscrições online
Programa Fundamentação
Inscrições: 1º jun a 19 jul
Cursos de Concepção
Inscrições: 1º jun a 19 jul
Entre espaços
Fotografia
Gravura em metal
Serigrafia
Vídeo etc
Xilogravura
Curso de Desenvolvimento
Inscrições: 1º jun a 20 jul
Meios Múltiplos: Desenvolvimento de projetos
Cursos de Capacitação
Inscrições: 1º jun a 19 jul
Design de exposição
Fotografia
Iluminação para arte
Capacitação de mediadores
Inscrições: 1º jun a 29 jun
Saiba mais
EAV INDICA
Exposições
Chance
Christian Boltanski
Até 08 de julho | Casa França-Brasil
Ricardo Becker
Curadoria: Fernando Cocchiarale
Até 17 de junho | Casa de Cultura Laura Alvim
Paisagem e Extremos
Curadoria: Leila Danziger, Luiz Claudio da Costa e Malu Fatorelli
Até 15 de junho | Galeria Cândido Portinari