quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dossiê: Educação Ambiental 2012

http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/issue/view/16/showToc


v. 7, n. 14 (2012)

Educação Ambiental

Prezados leitores e colaboradores,
Ao final deste ano de 2012, que viu acontecer, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio+20 - a Revista Contemporânea de Educação dedica o seu dossiê ao tema da educação ambiental. O dossiê, organizado por Carlos Frederico Bernardo Loureiro e Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, pauta essa incontornável questão do século XXI. Buscando, nas múltiplas abordagens de seus oito textos, indicar uma perspectiva crítica para a educação ambiental que caminhe na direção da superação dos usos insustentáveis dos recursos naturais em associação com as também insustentáveis formas político organizacionais das sociedades contemporâneas. Na seção “Artigos”, o leitor encontrará o texto de Alice Maria Corrêa Medina que mostra os resultados de um projeto desenvolvido em uma escola de Educação Fundamental de Brasília que se propôs a experimentar práticas recreativas na didática da matemática; segue-se um estudo de caso, de Maria Cecília Bento e Fátima Pereira, sobre a abordagem da questão da avaliação na formação inicial de professores em uma instituição de formação de professores da cidade do Porto, em Portugal. Finalmente, de Dayse Martins Hora, Lígia Martha Coelho e Alessandra Rosa Victor, encontra-se o estudo sobre experiências de ampliação da jornada escolar no estado do Rio de Janeiro,enfocando os sujeitos em atuação nas escolas, especialmente no caso das que integram o Programa Mais Educação. Já a resenha deste número tem um significado especial. Trata-se de uma homenagem ao professor e pensador Carlos Nelson Coutinho, falecido em setembro deste ano, professor da UFRJ, e reconhecido como um profundo conhecedor do pensamento marxista e particularmente da obra de Antonio Gramsci. Por esse justo motivo, excepcionalmente, a revista rompe sua própria regra e publica o comentário de um livroe ditado há mais de cinco anos: “O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935”, de Carlos Nelson Coutinho. Por ocasião da publicação deste número 14 da Revista Contemporânea de Educação, reiteramos nossos agradecimentos aos leitores que nos prestigiam, bem como aos nossos colaboradores.
Ana Maria Cavaliere

Sumário

Resumos

RESUMOSPDF
Autores Diversos

Dossiê

AMPLIANDO O DEBATE ENTRE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTALPDF
Jacqueline Girão Soares de Lima, Carlos Frederico B. Loureiro
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES?PDF
Maira G. Oliveira, Luiz Marcelo Carvalho
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORESPDF
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
A HEGEMONIA DO DISCURSO EMPRESARIAL DE SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: NOVA ESTRATÉGIA DO CAPITALPDF
Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Carlos Frederico Bernardo Loureiro
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: CRÍTICA DE QUE?PDF
Eunice Schilling Trein
APROPRIAÇÕES DA CONCEPÇÃO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR CRÍTICOPDF
Juliana Rezende Torres, Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
USO DO CONHECIMENTO EVOLUTIVO NA TOMADA DE DECISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAISPDF
Dália Melissa Conrado, Felipe Braga Leal, Ítalo Nascimento de Carvalho, Leonídia Maria S. Cruz, Maíra Miele O. R. de Souza, Tiago P. de Almeida, Uelen O. Moura, Claudia Sepulveda, Charbel N. El-Hani
EDUCACIÓN Y CAMBIO CLIMÁTICO: APORTES DE LAS REPRESENTACIONES SOCIALESPDF
Edgar J. González-Gaudiano
PARA ONDE VAI A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? O CENÁRIO POLÍTICO-IDEOLÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E OS DESAFIOS DE UMA AGENDA POLÍTICA CRÍTICA CONTRA-HEGEMÔNICAPDF
Philippe Pomier Layrargues

Artigos

DIDÁTICA RECREATIVA MATEMÁTICA: ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADEPDF
Alice Maria Correa Medina
A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASOPDF
Maria Cecília Bento, Fátima Pereira
EXPERIÊNCIAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SUJEITOS E(M) ATUAÇÃOPDF
Dayse Martins Hora, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Alessandra Victor do Nascimento Rosa, Érika Christina Gomes de Almeida

Resenhas

O LEITOR DE GRAMSCIPDF
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Jarbas Mauricio Gomes