Jardim Botânico

________________________
Antes de tudo...

Esse não é um site oficial do Jardim Botânico e sim um blog pessoal.

Tudo que está aqui exposto reflete somente minha iniciativa pessoal 
de divulgação 
e eventuais opiniões pessoais sobre os temas aqui publicados.
________________________


No início de 2012 comecei a estagiar no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O NEA atualmente ocupa a antiga casa de um ex-diretor do Jardim: Pacheco Leão (tem até uma rua com nome dele ali perto). 

A casa é super-antiga (final do sec. XIX), tem um pé-direito de uns 5m, varandas e dois andares ligados por uma escada-caracol feita de madeira.

No primeiro andar fica o Laboratório Didático onde se recebem turmas escolares em visita ao Jardim; no Laboratório sempre ficam em exposição (interativa) jogos e/ou instalações onde são trabalhados conceitos de educação ambiental e ecologia com os visitantes.

No segundo andar ficam as salas da galera que trabalha com Educação Ambiental aqui no Jardim (lá não pode ir...)





(...)
<<< em edição >>>




Que que eu faço lá dentro?
Minha função lá é fazer uma visita guiada com os professores antes deles trazerem as turmas.
Também apresento o Laboratório do 1º andar para qualquer pessoas que queira conhecer o espaço (a sede do NEA é aberta ao público visitante do Jardim...)
<<< em edição >>>


Para que isso?A idéia desse "Treinamento Didático" é dar para o professor uns pitacos sobre que assuntos podem ser trabalhados com a turma ao visitar o Jardim."

Começo falando sobre como nós aqui do NEA trabalhamos com uma das vertentes da EA:
Educação Ambiental Crítica.

Nesse tipo de abordagem, o foco maior não está na simples preservação do meio ambiente ou em pequenas atitudes pessoais como separação do lixo ou reciclagem (embora essas práticas sejam de extrema importância!). Tentamos falar da Educação Ambiental de uma maneira mais abrangente, pensando em quais seriam as causas primarias de todo esse desequilíbrio ambiental que vivemos hoje.

Um exemplo simples disso é o problema do Lixo: o que fazer como ele? Reciclagem é uma opção interessante, mas não há cooperativa que dê conta de reciclar todo o lixo produzido diariamente (e nem tudo é possível de ser reciclado)

<<< em edição >>>





Conhecendo Nosso Jardim
Guia em PDF (on-line)

http://www.jbrj.gov.br/publica/livros_pdf/conhecendo_nosso_jardim_3.pdf


BKP Link:
https://drive.google.com/file/d/1afHn0z6FrghQCRVItxkZhL5XLZPDmpjl/view?usp=sharing
















Flora & Fauna<<< em edição >>>

= = =


A idéia desse "Treinamento Didático" é trabalhar com o professor assuntos possam ser abordados com a turma ao visitar o Jardim.

Para realizar a visita ao Jardim Botânico,  sugerimos que o professor participe de nosso projeto Conhecendo Nosso Jardim - RoteiroBásico.  É um percurso orientado que ocorre toda terça-feira de 08:30 até 12:00 horas e toda quinta-feira de 13:30 até 17:00 horas, com agendamento prévio (Tels: 2274-7374 / 2274-7332 ), sendo gratuito. Aproveitamos para informar que todo o material deste curso está disponibilizado no site do JB (www.jbrj.gov.br  no link publicações/Conhecendo Nosso Jardim - Roteiro Básico).


Caso o professor não possa participar do Treinamento Didático para Visitação, informamos que não é necessário agendar a visita da turma ao Jardim Botânico, basta preencher o formulário de Visita Escolar na bilheteria. O Parque está aberto todos os dias de 8:00 as 17:00 horas. Lembramos que não tem limite no número de alunos por visitação, só solicitamos que o passeio seja realizado com um professor acompanhante para cada grupo de 20 alunos. Sendo a escola da rede pública (municipal, estadual ou federal) e estando os alunos uniformizados, não há cobrança de ingresso.  Para escola particular é cobrado o ingresso individual de R$6,00 (criança até 7 anos não paga). Os professores acompanhando a turma são isentos de cobrança de ingresso. 








Núcleo de Educação Ambiental
(nea@jbrj.gov.br)
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Ministério do Meio Ambiente
Tel: 2274-7374 / 2274-7332